Keystone logo
Itália

Estudar MBA No Itália 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    423
  • Compartilhamento de utilitários

    61
  • Assinatura de internet

    28
  • Transporte local

    35

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    8
  • Ingresso de cinema

    9
  • Litro de cerveja local

    5

Requisitos do visto

  1. Visto tipo C: Visto de curta duração ou visto de viagem válido para uma ou mais entradas e por um período não superior a 90 dias.
  2. Visto tipo D: Visto de longa permanência válido por mais de 90 dias.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto tipo C; Visto tipo D

Preço e moeda

USD 70

A taxa para um visto de estudante para a Itália é normalmente em torno de 50-70 USD. A taxa pode estar sujeita a alterações.

Quem pode solicitar o visto?

Os estudantes da UE/EEE podem entrar na Itália com um passaporte válido ou carteira de identidade e têm direito a concluir uma graduação na Itália sem visto pelo tempo que desejarem. Estes estudantes devem, no entanto, registar-se na Questura (esquadra da polícia) no prazo de 8 dias a contar da sua chegada, para obterem a autorização de residência.

Estudantes não pertencentes à UE são obrigados a obter um visto de estudante antes de entrar na Itália. Para estudar mais de 90 dias, você precisará solicitar um cartão de residência (permesso di soggiorno) na agência postal local nos primeiros 8 dias após a chegada na Itália. Isso, junto com seu visto, permitirá que você permaneça na Itália durante seus estudos. Existe uma taxa associada ao cartão de residência.

Cidadãos de alguns países não pertencentes à UE não precisam de visto para permanecer e estudar na Itália por um período de até 90 dias.

Você pode encontrar uma visão geral desses países aqui: https://www.immigrationworld.com/italy/how-to-apply-for-italy-student-visa/

Onde você pode fazer o pedido?

Embaixada ou consulado italiano

Você precisa solicitar seu visto de estudante na embaixada ou consulado italiano em seu país. Você também precisará passar por uma entrevista na embaixada ou consulado.

Site:

Como fazer a inscrição?

Depois de receber a carta de aceitação ou carta de admissão para o curso pretendido, você pode verificar sua elegibilidade para obter um visto de estudante italiano e, em seguida, prosseguir com o procedimento de solicitação de visto. Será necessário apresentar a seguinte documentação:

  • Formulário de pedido de visto de entrada; você pode encontrá-lo em
    http://vistoperitalia.esteri.it/Moduli/it/Formulario Visto Nazionale.pdf
  • Fotografia recente tipo passe;
  • Documento de viagem válido por pelo menos três meses após o visto;
  • Inscrição ou pré-inscrição em curso universitário;
  • Prova de que tem alojamento em Itália;
  • Comprovativo de apoio financeiro (pelo menos € 448,07 por mês para o ano letivo, num total de € 5824,91 por ano);
  • Cobertura de seguro adequada para tratamento médico e hospitalização;
  • Comprovativo da disponibilidade dos meios financeiros necessários ao repatriamento;
  • Prova de conhecimento adequado de italiano ou inglês de acordo com o idioma do programa;
  • Se o aluno for menor de idade, deverá ter o consentimento de expatriação assinado por cada uma das autoridades parentais, ou na sua ausência, pelo tutor legal.

Quando você deve se inscrever?

Você deve solicitar um visto de estudante italiano pelo menos três meses antes de sua chegada planejada à Itália. O processamento do seu pedido de visto pode levar de 1 a 3 semanas. Você deve agendar sua entrevista de visto com cerca de quatro a seis semanas de antecedência.

A duração do visto de estudante depende da duração do seu curso.

Tempo de processamento

3 Weeks

Oportunidades de trabalho

Se você é da UE, pode trabalhar na Itália sem a necessidade de uma autorização de trabalho. A jornada de trabalho não deve exceder 20 horas semanais durante o semestre. Você só pode trabalhar em período integral durante as férias entre os semestres.

Estudantes internacionais de fora da UE precisarão solicitar uma permissão de trabalho em um escritório local de imigração na Itália. Primeiro, você precisa ter um contrato de trabalho assinado e mostrar uma cópia no escritório de imigração.

Horas por semana

20

Por que você precisa desse tipo de visto?

Seu pedido de visto pode ser rejeitado se você não conseguir comprovar os fundos necessários ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.