Mestre em Administração de Negócios
Midrand, Africa do Sul
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
22 Nov 2024
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
TAXAS DO PROGRAMA
ZAR 261.887 / per course
FORMATO DE ESTUDO
Misturado
Introdução
& O MBA é uma qualificação geral em gestão que se destina a gestores e profissionais dos sectores público e privado com experiência profissional relevante e significativa, que contribuirá para a sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional.
O principal objetivo deste curso de MBA é preparar os estudantes licenciados para se tornarem gestores competentes, criativos e éticos numa variedade de organizações, desde pequenos empreendimentos empresariais a grandes empresas privadas e instituições públicas. Além disso, o objetivo é fomentar o pensamento estratégico, inovador e empresarial num contexto empresarial global, desenvolvendo simultaneamente gestores que compreendam o seu papel nas comunidades locais, nacionais, continentais e globais. Por último, a qualificação equipará os estudantes licenciados para procurarem oportunidades de negócio e resolverem problemas empresariais complexos através da análise crítica de ambientes empresariais dinâmicos e globais e da tomada de decisões de gestão responsáveis
Este mestrado profissional será apresentado utilizando um modo de aprendizagem mista. Utilizará tecnologias e material de aprendizagem em linha, trabalho de grupo, material impresso e contacto presencial e virtual com estudantes e grupos de estudantes. Além disso, através de uma interação estreita e da participação de profissionais da indústria, pretende-se que tanto o ensino como a avaliação se tornem práticos e integrados com as exigências actuais e futuras da indústria em geral e elevem o nível de empregabilidade e de graduação a um novo patamar.
Admissões
Currículo
Year 1: Semester 1
Contabilidade para Gestores (MBA4807)
Os alunos que concluírem este módulo serão capazes de interpretar e avaliar diferentes tipos de relatórios financeiros. Os alunos serão capazes de ler e analisar demonstrações financeiras; entender o processo de orçamento de capital; avaliar a gestão de capital de giro de uma empresa; avaliar decisões de custos e precificação de produtos; e avaliar o processo de orçamento de uma organização.
Economia para Gestores (MBA4801)
Os alunos que concluírem este módulo serão capazes de analisar economia para gerentes com vistas a tomar decisões empresariais informadas. Isso implica que eles serão capazes de explicar fenômenos econômicos que influenciam organizações empresariais; prever o efeito de mudanças em variáveis econômicas; analisar o impacto de mudanças econômicas em organizações empresariais específicas; e revisar decisões empresariais monitorando mudanças em fenômenos econômicos.
Gestão de Capital Humano (MBA5904)
O objetivo deste módulo é equipar os alunos com a base de conhecimento, competências, valores e atitudes que os habilitarão a gerenciar a função de capital humano em um nível estratégico, dentro de um contexto organizacional diverso e em constante mudança, levando em consideração a dinâmica organizacional única (incluindo comportamento organizacional), liderança e a utilização completa de uma abordagem de desenvolvimento organizacional. O módulo também exporá os alunos às organizações sul-africanas e africanas de uma perspectiva de teoria de sistemas, gestão de capital humano intercultural, estruturas para medição de capital humano, governança de RH (incluindo gestão de risco, garantia de qualidade e prestação de serviços), gestão de capital humano e tecnologia, troca social e teorias de aprendizagem.
Gestão de Operações (MBA5926)
O propósito do aprendizado neste módulo é equipar os alunos com conhecimento, habilidades, atitudes e valores que os habilitarão a gerenciar as operações de uma organização, seja ela uma organização de serviços ou de manufatura. Os alunos qualificados serão capazes de fazer recomendações às organizações sobre como melhorar a produtividade, aumentar a capacidade de resposta, fornecer mais opções ao cliente, entregar padrões de alta qualidade de produtos ou serviços e analisar rigorosamente os processos de negócios e fazer recomendações sobre como melhorá-los.
Year 1: Semester 2
Gestão Financeira Estratégica (MBA5903)
Este módulo visa fornecer aos alunos competências de alto nível (conhecimento, habilidades, normas e valores) para aprimorar seu conhecimento e compreensão dos conceitos essenciais de gestão financeira, gestão de fluxo de caixa, análise financeira e gestão de risco financeiro. Os alunos qualificados obterão uma base de conhecimento abrangente e sistemática e as habilidades necessárias para analisar e interpretar criticamente as demonstrações e relatórios financeiros corporativos, gerenciar informações financeiras e tomar decisões econômicas informadas. Os alunos qualificados também serão capazes de refletir sobre as limitações das contas publicadas e das técnicas analíticas padrão, incluindo os padrões éticos de desempenho adotados pelos gerentes financeiros. Finalmente, ao concluir este módulo, os alunos obterão uma compreensão coerente de várias técnicas de gestão financeira para permitir que avaliem os requisitos de investimento das organizações e fontes alternativas de financiamento para financiar esses requisitos, incluindo a avaliação de ativos e projetos de investimento para fornecer benefícios de longo prazo.
Marketing de Sustentabilidade (MBA5910)
O mundo dos negócios está mudando sob a influência das mudanças climáticas, escassez de recursos e pandemias globais como a COVID-19 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) impulsionados por agendas nacionais, para citar alguns. A conscientização, sensibilidade e inquietação crescentes entre várias partes interessadas e consumidores em relação à necessidade urgente de abordar essas questões também são evidentes. Portanto, construir negócios orientados para a sustentabilidade se torna vital para os líderes empresariais. Essas novas realidades estão fazendo com que eles repensem e redesenhe estratégias de negócios. As estratégias de marketing orientadas para a sustentabilidade desempenham um papel fundamental para garantir a capacidade de resposta eficaz dos negócios ao abordar essas questões. Este módulo faz parte do programa Master of Business Leadership (MBA). O objetivo do módulo de aprendizagem é equipar os alunos com uma compreensão coerente, contemporânea e abrangente de como os princípios do triple bottom line da sustentabilidade estão se tornando parte integrante das estratégias de marketing. O módulo também desenvolverá as habilidades dos alunos para resolver os problemas sociais e ambientais dominantes em seu contexto, ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias de marketing que otimizam o desempenho de uma empresa e criam valor sustentável e responsável.
Gestão de Tecnologias Digitais (MBA5945)
Para muitas organizações dos setores público e privado, a gestão adequada da tecnologia é de importância estratégica, pois é um ingrediente essencial para que os negócios modernos criem valor. Este módulo se concentra na identificação, aquisição, seleção, exploração e proteção de tecnologias digitais e como elas podem ser gerenciadas para aumentar o desempenho, o crescimento e a sustentabilidade organizacional. Isso inclui entender o papel das tecnologias digitais em uma organização, prever possíveis tendências de tecnologia digital que podem ser úteis para a organização, mapear potenciais tecnologias digitais para as necessidades organizacionais e de mercado e desenvolver portfólios de projetos em desenvolvimento. O módulo é destinado principalmente para aqueles que aspiram a uma função de gestão e/ou liderança em ambientes de transformação digital ou acabaram de assumir tal função e estão procurando promover sua gestão de tecnologia, incluindo a gestão de tecnologias digitais, habilidades e conhecimento
Pesquisa Empresarial (MBA 5944) (obrigatório e pré-requisito para o módulo MBA5929)
Students who complete this module will be able to conduct high-quality business and management research either as practitioners or academics. They will be able to apply a range of research methods and techniques in a practical environment. They will be able to apply the spectrum of research methods including statistical analysis of data and the theory to the analysis of data.
Electives
Os alunos podem escolher QUALQUER UMA das seguintes disciplinas eletivas. Essas disciplinas eletivas são oferecidas no Ano 2, Semestre 1. Uma disciplina eletiva só será oferecida se um mínimo de 30 alunos estiverem registrados para o módulo.
Gestão Estratégica de Projetos (MBA5909)
Os alunos que concluírem este módulo estarão equipados com uma base de conhecimento abrangente e sistemática de gerenciamento estratégico de projetos, incluindo um conjunto de melhores práticas para criar um ambiente para projetos bem-sucedidos. Os alunos terão uma base de conhecimento contemporânea e abrangente sobre como desenvolver o gerenciamento de projetos como uma prática organizacional.
Ano 2: Semestre:1
Gestão Estratégica MBA5905
O propósito do aprendizado neste módulo é permitir que os alunos integrem o processo, o conteúdo e o contexto na avaliação e desenvolvimento de estratégias nos níveis empresarial e corporativo. Os alunos qualificados serão capazes de fazer recomendações sobre a implementação de estratégias. Esses alunos também serão capazes de apreciar o papel da liderança estratégica na elaboração e implementação de estratégias.
Liderança Ética e Governança MBA5902
O propósito do aprendizado neste módulo é permitir que os alunos tomem decisões comerciais éticas e sustentáveis. Os alunos qualificados serão capazes de avaliar decisões comerciais com base em sua ética e sustentabilidade e serão capazes de fazer recomendações a organizações sobre ética empresarial e governança corporativa. O aprendizado neste módulo equipará ainda mais os alunos com cidadania corporativa, responsabilidade social corporativa, princípios Ubuntu e Batho Pele, princípios universais de governança corporativa, base de conhecimento e competências do King IV e Companies Act (SA) 2008.
Electives
Os alunos podem escolher QUALQUER UMA das seguintes eletivas. Essas eletivas são oferecidas no Ano 2, Semestre 1. O SBL pode escolher não oferecer uma eletiva com base em considerações operacionais.
Estratégia em um Contexto Global (MBA5907)
Os alunos serão capazes de obter uma compreensão coerente do ambiente de negócios global e adquirirão uma base de conhecimento abrangente e sistemática e habilidades que os capacitarão a tomar decisões estratégicas de negócios informadas em um ambiente de negócios global complexo e dinâmico. Eles também serão capazes de aproveitar as oportunidades de negócios internacionais que surgem das mudanças nas necessidades do mercado global, bem como da globalização dos mercados e da globalização da produção. Eles serão capazes de apreciar o papel da liderança global no ambiente de negócios global e demonstrar sua capacidade de decidir e desenvolver estratégias para competir com sucesso em mercados globais cada vez mais competitivos e dinâmicos.
Gestão Estratégica de Projetos (MBA5909)
Os alunos que concluírem este módulo estarão equipados com uma base de conhecimento abrangente e sistemática de gerenciamento estratégico de projetos, incluindo um conjunto de melhores práticas para criar um ambiente para projetos bem-sucedidos. Os alunos terão uma base de conhecimento contemporânea e abrangente sobre como desenvolver o gerenciamento de projetos como uma prática organizacional.
Cadeias de Suprimentos Digitais (MBA5946)
A aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 aos processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos de ponta a ponta dá origem à Cadeia de Suprimentos 4.0, ou cadeias de suprimentos digitais. Além da necessidade de se adaptar a novas e disruptivas tecnologias digitais, as organizações também têm a oportunidade de repensar a maneira como desenvolvem estratégias de cadeia de suprimentos para se transformar em cadeias de suprimentos digitais para melhorar significativamente o desempenho e a satisfação do cliente. Este módulo, portanto, se concentra no impacto da Indústria 4.0 no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Para esse fim, o módulo equipará os alunos com o conhecimento para explorar como as tecnologias digitais podem ser exploradas para uma vantagem competitiva nos vários domínios de gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo compras, gerenciamento de estoque, logística e armazenagem, big data da cadeia de suprimentos e gerenciamento de risco da cadeia de suprimentos. As habilidades a serem adquiridas são que os alunos serão habilitados a desenvolver e implementar estratégias de transformação digital para digitalizar seus processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. O módulo é destinado principalmente a gerentes e especialmente líderes em governo, sociedade civil, organizações não governamentais e indústria privada que buscam aprofundar seus conhecimentos e habilidades para uma melhor tomada de decisão sobre o impacto da transformação digital no gerenciamento da cadeia de suprimentos
Inovação e Empreendedorismo (MBA5948)
O objetivo do aprendizado neste módulo é equipar os alunos participantes com habilidades para elaborar estratégias de inovação para criar novo valor para o mercado local e global que eventualmente leve a fontes de vantagem competitiva sustentável para suas organizações, bem como desenvolver uma mentalidade empreendedora sobre como criar oportunidades de empreendimento bem-sucedidas em uma era de incertezas.
Ano: 2 Semestre: 1 e 2
Projeto de Gestão Integrada (MBA5929)
O propósito deste módulo é permitir que alunos de pós-graduação planejem e conduzam um estudo de pesquisa rigoroso no ambiente de negócios de uma organização selecionada no nível de mestrado. Para este propósito, o aluno deverá integrar o conhecimento, as habilidades e as competências adquiridas nos módulos anteriores no contexto da economia global. Além disso, isso deve ser demonstrado pela capacidade de criticar várias dinâmicas que afetam a economia global.